Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

A seleção de pessoas na empresa

Seleção de pessoas, o próprio nome já diz tudo. As empresas fazem a seleção de pessoas para trabalharem nos locais que existe vaga em aberto. As pessoas possuem características diferentes umas das outras, se as pessoas fossem todas iguais não haveria a necessidade de realizar uma seleção.

Seleção de pessoas

Seleção de pessoal

Em alguns casos a pessoa até possui os requisitos necessários para exercer a função, mas o seu perfil impede que seja escolhido para o cargo durante a seleção. Isso porque as pessoas não são iguais, algumas tem dificuldade de relacionamento interpessoal, outras não sabem se comportar adequadamente no ambiente de trabalho, outras confundem humor com piadas de mal gosto, gostam de criticar, mas não aceitam críticas, pensam apenas em qual será o seu salário sem se importar com a importância do seu cargo para a empresa, etc.

Tudo isto é avaliado durante uma seleção de emprego, mesmo que não diretamente e muitas vezes até passe despercebido por você. A sua postura, a roupa que está usando, a maneira que responde as perguntas e até mesmo o nervosismo demonstrado durante a entrevista podem jogar contra você.

Se você está pretendendo trabalhar em um escritório deve ir para a entrevista bem vestido, já imaginou chegar para a entrevista de roupa indiscreta e usando boné. Ou no caso das mulheres usarem roupas provocantes demais para tentar ganhar pontos na seleção.

Geralmente a seleção acontece após a avaliação dos currículos que foram entregues na empresa, um bom currículo pode ser o primeiro passo para garantir a vaga. Não minta, coloque no currículo apenas aquilo que é a verdade, coisas sem importância você pode deixar de lado. Qual o sentido de colocar no currículo que você possui experiência como padeiro se a intenção é conseguir uma vaga de vendedor?

Também existem as habilidades que não podem ser comprovadas através do currículo, você pode ser um excelente vendedor sem nunca ter passado por um treinamento em vendas. Neste caso o que vale é a sua palavra, sua argumentação para convencer o selecionador.

Portanto, se prepare para a seleção, caso contrário suas chances serão praticamente inexistentes.

Sharing is caring!

(Visited 259 times, 1 visits today)

2 Comments

  1. Seria mais útil se fosse menos óbvio…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares
Administração e Sucesso