O Excel é uma planilha eletrônica e assim permite fazer todos os tipos de cálculos, vamos ver como inserir fórmulas no Excel 2010

O Autosoma permite inserir fórmulas prontas para realizar determinados cálculos. Entre eles a soma, a média, máximo, mínimo, etc.

Caso você já tenha os números e precise destes resultados selecione com o mouse o intervalo que pretende calcular, depois no menu fórmulas clique em autosoma no item Soma. O resultado com a soma será dado automaticamente.

inserir fórmulas no excel

Fórmulas no Excel

 

Para encontrar a média faça a mesma coisa, selecione todas as células que pretende encontrar a média, depois no menu fórmulas clique em Média. O resultado será automático.

2

As outras fórmulas são basicamente parecidas. A Máx mostrará o maior número do intervalo selecionado, a Mín mostrará o menor número do intervalo selecionado. A Contar Números vai dizer quantos números existem no intervalo. Caso a fórmula existente não seja visualizada clique em mais funções e veja as outras fórmulas disponíveis.

As fórmulas anteriores também podem ser inseridas manualmente. Para inserir uma fórmula de soma digite o sinal de igual, depois escreva SOMA, em seguida abra parênteses. Agora clique sobre a primeira célula que pretende somar, depois digite dois pontos e em seguida clique sobre a última célula a ser somada, agora feche parênteses e de enter. A fórmula ficará parecida com esta: =SOMA(B5:B15)

Esta fórmula também pode ser inserida com a ajuda do mouse, depois de digitar os primeiros itens e abrir parênteses, com o mouse selecione as células que pretende somar, feche os parênteses e de enter, a soma está pronta.

Para fazer a média siga os passos anteriores, apenas troque a palavra SOMA pela palavra MÉDIA. Para encontrar o Máximo e o Mínimo também é a mesma coisa, depois do sinal de igual utilize estas palavras.

Estas fórmulas são úteis em muitas ocasiões como em um relatório de notas de alunos conforme exemplo abaixo:

3

Foram utilizadas as fórmulas Máximo, Mínimo, Média e SE. Para o resultado final foi utilizada a fórmula SE. Esta fórmula fará o teste e verificará se o aluno está aprovado ou reprovado. Para testar um resultado utilize a seguinte fórmula, sinal de igual, depois escreva SE, abra parênteses depois escreva a célula que pretende testar, sinal de maior ou igual, ponto e vírgula, abre aspas, escreve a palavra aprovado e fecha aspas, ponto e vírgula e abre aspas novamente e escreva reprovado, feche aspas e os parênteses. A fórmula ficará como a seguir: =SE(H7>=7;”Aprovado”;”Reprovado”)

Existem muitas outras fórmulas existentes no Excel, para utilizá-las clique no menu fórmulas em mais funções que será exibida uma lista de fórmulas. Estatística, engenharia, cubo e informações, passe o mouse sobre os nomes que as funções serão exibidas assim como a explicação de utilização.

4

5

Veja também Como fazer cálculos simples com o Excel

Sharing is caring!

(Visited 1.054 times, 1 visits today)