Novas regras do seguro-desemprego já estão valendo. Você já sabe o que mudou?

Seguro-desemprego

Seguro-desemprego

Anteriormente a Medida Provisória que alterou o seguro-desemprego era muito fácil conseguir o benefício, bastava ter 6 meses de trabalho com carteira assinada para ter direito ao benefício. Muitos usavam de má fé e recebiam o benefício indevidamente, porém, com a nova regra isso não vai mais acontecer. No entanto, aqueles que realmente precisam do benefício terão bastante dificuldade para consegui-lo.

A partir do dia 28 de fevereiro de 2015, para ter direito ao primeiro benefício é preciso ter trabalho no mínimo 18 meses. Isso quer dizer que se você foi demitido quando tinha apenas 17 meses de trabalho não terá direito ao benefício.

Para ter direito ao segundo pedido agora é preciso trabalhar por no mínimo 12 meses e para um terceiro pedido é preciso trabalhar pelo menos 6 meses. Percebe-se que o mais difícil realmente é conseguir o primeiro benefício, por um lado vai reduzir os custos do Governo e por outro vai prejudicar quem realmente precisa.

No primeiro pedido o trabalhador terá direito a 4 parcelas se trabalhou entre 18  e 23 meses, ou cinco parcelas se trabalhou pelo menos 24 meses no período.

No segundo pedido o trabalhador terá direito a 4 parcelas se tiver trabalhado no mínimo 12 meses, caso tenha trabalhado pelo menos 24 meses terá direito a 5 parcelas.

No terceiro pedido o trabalhador terá direito a 3 parcelas pelo menos 6 meses, 4 parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses, 5 parcelas se tiver trabalho no mínimo 24 meses.

Como podemos observar ficou bem mais difícil de conseguir o benefício, o melhor mesmo é torcer para não ser demitido sem justa causa. É melhor ter um salário ruim do que ficar desempregado sem receber seguro-desemprego.

Sharing is caring!

(Visited 100 times, 1 visits today)