Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

Como escrever um e-book com o Word

Antes de escrever um livro ou e-book logicamente que é necessário ter uma ideia em mente sobre qual será o assunto abordado, vamos ver como escrever um e-book como o Word.

Caso você já tenho isso e não sabe como e onde escrever, uma sugestão é escrever utilizando o Microsoft Word. Depois de pronto você pode transformá-lo em pdf e publicá-lo on line, enviar para os amigos, ou ainda enviar para uma editora e tentar publicá-lo.

como escrever um e-book

e-book

Partimos do princípio que tudo será feito utilizando o Word, mas você pode incrementar seu trabalho contratando serviços profissionais para a capa, diagramação e revisão, por exemplo.

Primeiramente escolha o formato que pretende dar para o seu e-book. A4, A5, Carta, ou um tamanho personalizado de acordo com sua preferência, escolha o formato no Menu Layout da Página, Tamanho.

A capa pode ser feita utilizando a opção inserir folha de rosto no menu inserir, escolha um dos modelos prontos e edite os títulos e cores de acordo com sua preferência. Se preferir inserir uma imagem na capa, utilize a opção inserir imagem. Caso queira inserir quadrados, retângulos ou círculos e escrever conteúdo dentro utilize a inserir formas, mude a cor e escreva o que quiser no interior das formas. Veja aqui como inserir uma folha de rosto em seu e-book.

Se a intenção é ser mais profissional você precisará contratar um bibliotecário para confeccionar a ficha catalográfica para o seu livro, ela só pode ser feita depois do livro terminado e deve ser inserida logo após a contra-capa. Se vai publicar o livro de maneira independente faça o cadastro de editor na Agência Brasileira do ISBN. Pode parecer caro, porém com o cadastro de editor você poderá publicar seus livros de maneira independente sem intermédio de uma editora. Também poderá solicitar o número de ISBN para inserir em seus livros. Livros sem número de ISBN não são registrados, ou seja, é como se não existissem. Se vai publicar no formato e-book, após a conclusão envie uma cópia do livro em formato pdf salvo em CD-ROM para o Depósito Legal da Fundação Biblioteca Nacional. Repito, você pode deixar tudo isto de lado, porém seu livro não terá validade legal.

Sumário – Embora o sumário fique logo no início do livro após o prefácio, dedicatórias e agradecimentos, é aconselhável que deixe o sumário por último. Cada alteração que você fizer na estrutura do e-book irá modificar a numeração das páginas. Deixe o espaço reservado para o sumário, depois de inserir todos os tópicos, títulos, subtítulos no corpo do e-book já é possível fazer o sumário. Insira o sumário e caso ocorra alguma alteração no conteúdo apenas atualize o sumário. Veja aqui como inserir um sumário automático no Word.

Diagramação – Escolha um modelo para seu e-book e siga ele do início ao fim, tamanho e tipo de fonte, espaçamentos e tipos de figura devem seguir um padrão. Não utilize imagens se não tiver os direitos sobre sua utilização, utilize as fontes caso tenha utilizado conteúdo de terceiros. Utilize fontes como Arial ou Times New Roman, deixe tudo o mais organizado possível, se o seu texto for uma bagunça isso pode afugentar os leitores. Veja aqui algumas dicas de formatação.

Capítulos – Divida o e-book por capítulos, separe as ideias por capítulos para facilitar o entendimento dos leitores. Caso precise de outras divisões modifique o tipo dos títulos criando subtítulos. Por exemplo, Capítulo 1 – Word, 1.1 Formatação, 1.2 Layout, e assim por diante. Utilize cores diferentes para distinguir títulos e subtítulos.

Numeração de páginas – A numeração de páginas é importante para que o leitor possa se localizar, utilize a formatação para colocar números mais atraentes e embelezar seu e-book. Veja aqui como numerar as páginas do e-book sem mostrar a numeração nas primeiras páginas. 

Cabeçalho e Rodapé – O cabeçalho e rodapé não é obrigatório, mas alguns autores gostam de inserir seu nome ou título do livro no cabeçalho ou rodapé. Veja aqui como fazer isso.

Revisão – Durante a escrita do e-book o Word automaticamente irá sugerir correções de ortografia e gramática, porém nem sempre as sugestões estão corretas. Ao terminar o e-book faça uma nova correção utilizando o recurso ortografia e gramática do Word, depois leia novamente para ver se ainda existem erros, alguns erros podem passar despercebidos aos olhos dos leitores, porém erros gritantes podem colocar sua credibilidade em xeque.

Conclusão – Após concluir transforme o arquivo em pdf, ao fazer isso o arquivo será salvo em formato pdf, porém você ainda ficará com arquivo no formato do Word. É importante manter o arquivo original salvo em um local bem seguro, caso você precise fazer alguma correção no e-book, basta corrigir e transformar em pdf novamente. Na hora de transformar em pdf escolha o formato padrão para que o arquivo fique com melhor qualidade. Veja aqui como salvar em pdf.

Depois de pronto uma sugestão é publicar seu e-book no Clube de Autores

Sharing is caring!

(Visited 1.427 times, 1 visits today)

Related Post

Meu primeiro romance Meu primeiro romance - Onde está você, meu amor? O principal assunto tratado aqui neste blog é sobre dicas de informática para o Word e outros pr...
Os livros que eu já publiquei Estes são os livros que eu já publiquei até o momento, tenho outros projetos em andamento, aguardem. Microsoft Word 2010: formatação de trabal...
Como inserir uma tabela no Word 2010 Tabelas são úteis em várias ocasiões, principalmente se a intenção é demonstrar dados. Inserir uma tabela no documento do Word é muito simples. No me...

1 Comment

  1. Uma boa forma de escrever gratuitamente um e-book é o eSelfpress ou e-SelfPress Editora online no http://www.e-selfpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Administração e Sucesso
shares