Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

Como fazer um sumário automático no Word 2010

Vamos ver como fazer um sumário automático no Word 2010

Fazer um sumário manualmente no Word é muito trabalhoso e demorado, principalmente se o trabalho for muito extenso, é preciso muita atenção para numerar o sumário corretamente. A solução para o problema é a utilização do recurso do Word chamado de Sumário Automático.

Nesta explicação para fazer um sumário automático primeiramente é preciso ter o trabalho pronto. É melhor deixar o sumário por último, pois qualquer alteração no corpo do texto pode bagunçar tudo.




O trabalho pode ter várias seções, primária, secundária, terciária, etc. As seções devem ser diferenciadas, por exemplo, primária com Caixa Alta, secundária com apenas a primeira letra Maiúscula e terciária com o texto em Itálico.

1 INTRODUÇÃO…………………

   1.1 Texto……………………………

     1.1.1 Texto……………………………..

No seu texto selecione a primeira seção primária e na sequência utilizando a tecla Ctrl pressionada selecione todas as demais seções primárias.

Em seguida no Menu Referências em Adicionar Texto, clique em nível 1, como no exemplo abaixo:

sumário automático no Word 2010

Sumário automático

Se o trabalho tiver mais níveis faça o mesmo, selecione todos e depois em Referência, Adicionar Texto clique em Nível 2, adicionar texto em nível 3 e assim por diante.

sumário 2

Após terminar posicione o mouse exatamente onde você quer que o sumário apareça, depois clique em Referências e escolhe Sumário Automático 1 conforme a figura. Pronto, o sumário irá aparecer e agora é só fazer alguns ajustes.

sumário 3

Para fazer os ajustes basta clicar sobre o Sumário que ele ficará selecionado, depois é possível mudar a cor da fonte e os espaçamentos de acordo com a sua necessidade.

sumário 4

sumário 5

Se a fonte do texto também ficou em azul é só mudar a cor da fonte novamente e pronto. O Sumario Automático pode ser atualizado automaticamente, ou seja, você não precisa repetir todo o processo novamente caso precise inserir outros tópicos em seu trabalho. Vá ao seu sumário que já está pronto e clique sobre ele. Note que surgiu a opção Atualizar Sumário, clique sobre a indicação e você terá duas outras opções. Atualizar apenas os números de páginas e Atualizar o índice inteiro. Esta segunda opção irá alterar a numeração e também incluirá em seu sumário todas as alterações incluídas em seu texto. É só selecionar a opção atualizar índice inteiro e depois clicar em OK e pronto. Aí está seu sumário automático no Word 2010.

sumário 6

Veja também: Como fazer um sumário automático no Word 2007

Este post faz parte do e-book Microsoft Word 2010: formatação de trabalhos acadêmicos e textos em geral

http://administracaoesucesso.com/e-book/



Sharing is caring!

(Visited 60.596 times, 1 visits today)

Related Post

Aprenda a Numerar Páginas a Partir da Introdução c...      Nunemar um trabalho a partir da introdução ou a partir de determinada página parece uma tarefa fácil, mas sempre que alguém precisa numerar um tr...
Como Numerar Páginas a Partir da Introdução: Word ... Numerar no Word 2010   Vamos ver aqui como numerar páginas a partir da introdução: Word 2010.   O procedimento é o mesmo do Word 20...
Como Fazer um Cabeçalho no Word 2007? Dê dois cliques no cabeçalho, depois escolha um formato pronto. Cabeçalho no Word 2007 Caso você queira fazer um cabeçalho diferente dos modelo...

9 Comments

  1. Augusto Kapinga

    27/01/2016 at 07:02

    Gostaria que me enviassem uma destas dicas em word para que eu imprima

  2. olá poderia me dar uma ajuda?

    faço o meu sumário no word 2010, conforme orientações, o sumário é criado e os títulos e páginas ficam corretos, porém o hyperlink não funciona, ou seja, não consigo clicar em algum item do sumário para que ele me leve diretamente à página que quero. O que pode estar errado? Obrigada.

    • Olá, tudo bem?
      Quando você cria um sumário automático no Word automaticamente são criados links para o conteúdo no texto, porém para utilizar os links você precisa clicar sobre o sumário e depois passar o mouse sobre o texto. Aparecerá uma mensagem: segure a tecla Ctrl e clique para seguir o link. É assim que funciona.
      Caso você converta seu documento para o formato PDF então os links ficarão automáticos, ou seja, basta clicar sobre o texto para seguir o link.

  3. A numeração do texto some quando faço o sumário, alguém sabe com posso resolver isso?

  4. simone Araujo

    21/09/2016 at 15:47

    Preciso incluir mais itens no meu trabalho que estava pronto, só que quando ponho os itens ele não atualiza o sumario apenas as paginas e só fica o que tinha anteriormente no antigo pulando as paginas que inseri o novo item . Como inserir mais e o sumario identificar ?

    • Conforme a explicação você pode selecionar o item e depois incluir no Menu, Referências, Adicionar Texto, depois de incluir todos os itens clique sobre o sumário e depois em atualizar sumário.

  5. Apesar de conseguir alterar a formatação do sumário, quando atualizo, a formatação retorna como era antes da alteração. Como faço para mantê-lo com a formatação desejada mesmo após atualização?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Administração e Sucesso
Assign a menu in the Left Menu options.
Assign a menu in the Right Menu options.
shares