Quem pode fazer o Enem?

Enem 2014

Alguns acreditam que apenas aqueles jovens que ainda estão estudando podem fazer o Enem, mas isso não é verdade.

Qualquer pessoa jovem ou de mais idade pode fazer o Enem. Aqueles que terminaram o ensino médio há muito tempo e resolveram continuar os estudos podem se inscrever no Enem e tentar uma vaga nas universidades que adotam o Enem. Basta se inscrever no exame e ficar atento aos prazos.

Muitas universidades brasileiras deixaram de utilizar o tradicional vestibular e utilizam a nota do Enem para o ingresso de novos alunos, portanto, a única maneira de ingressar nestas universidades é fazendo o Enem.

Para quem quer ingressar no início do próximo ano em alguma universidade, é necessário se inscrever no Enem dentro do ano corrente, ou seja, se perder o prazo terá que esperar o próximo ano.

Quem não se inscreveu neste ano, por exemplo, terá que esperar o próximo ano para tentar uma vaga.

O Enem também pode ser utilizado para a certificação do ensino médio.

“A certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderiram ao processo – secretarias estaduais e institutos federais de educação. A lista das instituições certificadoras consta no Anexo I do edital”.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/enem/perguntas-frequentes

 

Sharing is caring!

(Visited 106 times, 1 visits today)