derrota de Aécio Neves

Eleições 2014

A menos que as pesquisas estivessem muito erradas, a derrota de Aécio Neves já era esperada. No entanto, como era previsto a diferença entre os dois candidatos foi bem pequena em numero de votos, considerando a grande quantidade de eleitores existentes no Brasil. Apenas 3.459.963 milhões de votos a mais para Dilma. Considerando votos válidos 51,64% para Dilma e 48,36% para Aécio, com 54.501.118 milhões de votos para Dilma e 51.041.155 milhões de votos para Aécio. Foi o pior desempenho do PT em percentual de votos desde a vitória de Lula em 2002 e o melhor desempenho do PSDB no mesmo período. Os números mostram que cada vez menos pessoas estão votando no PT, e cada vez mais pessoas estão votando no PSDB.

Alguns dizem que a culpa foi de Minas Gerais, Estado de Aécio onde Dilma venceu a eleição no Estado, mas venceu com pouco mais de 500 mil votos de diferença, no entanto, esquecem que Dilma também é mineira. Por outro lado Dilma perdeu a eleição no Rio Grande do Sul, Estado onde viveu e fez carreira política após a ditadura militar.

Comparando o resultado das eleições de 2010 e de 2014, vemos que o PT e o PSDB venceram nos mesmos Estados nas duas eleições, com exceção temos o Distrito Federal onde Dilma venceu em 2010 e agora em 2014 foi massacrada 61,90% para Aécio e 38,10% para Dilma.

Entre os Estados com maior número de eleitores Dilma venceu no Rio de Janeiro e Minas Gerais e Aécio venceu em São Paulo. Nestes três Estados Aécio fez mais de 24 milhões de votos e Dilma pouco mais de 19 milhões de votos. Se juntarmos os três Estados do Sul e o Estado de Goiás, Aécio fica com mais de 35 milhões de votos e Dilma com mais de 27 milhões. Portanto, vemos que a votação de Minas Gerais não influencia no resultado final. No entanto, se analisarmos os Estados do Nordeste vemos que estes sim influenciam muito no resultado, como a Bahia, onde Dilma fez quase 3 milhões de votos a mais do que Aécio. Pernambuco quase 2 milhões de votos a mais e Maranhão 1,8 milhão de votos a mais. Em alguns Estados Dilma ficou perto de 80% dos votos.

Na minha opinião o Nordeste não foi responsável pela vitória de Dilma, mas sim os eleitores que deixaram de votar em algum dos candidatos. Muitos eleitores estavam insatisfeitos e anularam seus votos ou simplesmente deixaram de votar. Estes eleitores não queriam nenhum dos dois candidatos, mas não existia uma terceira opção. Entre votos brancos e nulos foram mais de 7 milhões, enquanto mais de 30 milhões de eleitores se abstiveram.

A vitória do PT faz acreditar que no Brasil está tudo em ordem, não temos problemas na segurança pública, saúde, educação, economia, transporte, saneamento básico, corrupção não existe, etc.

Dizem que o PSDB foi um péssimo Governo, mas grande parte dos eleitores de hoje não lembra de como era o Brasil antes do Governo FHC, portanto, nem ao menos podem opinar sobre isso. Se o PT está perdendo espaço e o PSDB não é bom, então porque é que Marina Silva não foi para o segundo turno. Será que Eduardo Campos teria chances, infelizmente isto nunca saberemos.

Sharing is caring!

(Visited 19 times, 1 visits today)