transposição Rio São Francisco

Transposição do São Francisco

Todos os governos brasileiros tem problemas quando o assunto é conseguir concluir uma obra dentro do prazo previsto inicialmente. Como o PT está no governo a quase 12 anos vamos fazer um breve levantamento das obras que deveriam ter sido entregues neste período.

BR 163 Cuiabá – Santarém: grande parte de sua extensão foi asfaltada ainda nos anos 80, quando em poucos anos foram feitos centenas de quilômetros de asfalto. No entanto, aproximadamente 1.000 Km não tinham asfalto, sendo sua maioria em terras paraenses. Em 8 anos o Governo do PSDB praticamente nem ao menos mexeu na obra, então veio o PT e o Governo fez várias promessas de conclusão, adiou o prazo várias vezes e hoje em quase 12 anos de governo a obra ainda não está pronta. Existe uma nova previsão de que a obra fique pronta no fim de 2015. Esta rodovia é de extrema importância econômica para o Brasil, Mato Grosso é o principal produtor de grãos e a distância para o norte é bem menor em comparação com o porto de Santos.

Transposição do Rio São Francisco: a obra que teve início no ano de 2007 e que promete levar água a milhões de pessoas no Nordeste deveria ser concluída em 2012 com um custo de 4,6 bilhões de reais. Atualmente a obra já está em 8,2 bilhões de reais e a sua conclusão foi adiada para 2015. Vocês acreditam que ficará pronta neste prazo? Recentemente a presidente disse que a culpa do atraso é a curva do aprendizado, ou seja, o país não sabe fazer este tipo de obra. Faltou planejamento e responsabilidade com o dinheiro público e respeito com os nordestinos que precisam tanto desta água.

Refinaria Abreu e Lima: o projeto de construção da refinaria foi lançado em 2005 com previsão de investimento de 2,5 bilhões, atualmente já está orçada em 20 bilhões de reais e ainda não está pronta. Algumas previsões são de que ficará pronta em 2015.

Ferrovia Norte Sul: a obra já dura mais de 20 anos e ainda não tem previsão de conclusão. Obras como essa poderiam baratear o frete, reduzir o número de veículos nas estradas e contribuir no crescimento do país.

Essas são apenas algumas das muitas obras que o Governo não termino no prazo. Como consequência os custos da obra aumentam e o Brasil deixa de progredir economicamente.

Sharing is caring!

(Visited 195 times, 1 visits today)