Veja aqui os principais pontos na hora de formatar um trabalho acadêmico

Antes de qualquer coisa, após abrir o Word você deve inserir uma formatação no documento para que depois não fique tudo bagunçado. No máximo digite algumas linhas, apenas para facilitar a escolha da fonte e dos espaçamentos.

No Menu Layout de página clique em margens e escolha as margens da página, superior 3 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm e inferior 2 cm. Se esta opção não aparecer automaticamente clique em Margens personalizadas e coloque esta numeração. Conforme figura abaixo:

Formatar um trabalho acadêmico

Formatar trabalho acadêmico

Selecione o texto que você começou a escrever utilizando o mouse, no Menu início escolha a fonte para o seu texto. Detalhe, trabalhos acadêmicos só podem ser escritos com Fonte Arial ou Times New Roman, alguns nem dão opção, já obrigam a utilizar uma delas. Escolha também o tamanho da letra, o tamanho deve ser 12, tamanho diferente só pode ser utilizado no texto em caso de citações diretas com mais de 3 linhas. Neste caso a fonte é tamanho 12 e o espaçamento entre linhas deve ser Simples.

2

Após clique no Menu início, depois em Parágrafo, ao abrir a janela em Recuos e espaçamentos, marque a opção espaçamento Antes com 0 pt e Depois também com 0 pt. Na mesma janela na opção espaçamento entre linhas marque a opção 1,5 linhas. Ainda com o texto selecionado na opção alinhamento escolha a opção justificada. Depois clique em OK. Conforme figura abaixo:

3

Selecione a primeira linha que você escreveu e com a ajuda do mouse coloque o recuo da primeira linha em 1 cm.

Estes são alguns pontos básicos que você deve saber antes de começar a escrever um trabalho acadêmico. Existem normas da ABNT para cada parte de um trabalho, desde a capa, sumário, resumo, tabelas, figuras, citações, referências, até a conclusão de seu trabalho. Se você não tem muita afinidade com um editor de textos, é bom começar logo a aprender o básico para não se complicar pelo caminho.

Esta explicação foi feita com base no Word 2007

Sharing is caring!

(Visited 3.608 times, 1 visits today)