Comprar à vista ou no cartão

Cartão de crédito

O cartão de crédito pode até parecer um vilão, e muitas vezes é culpado pelo endividamento das pessoas. No entanto, para quem sabe utilizá-lo é um importante aliado na hora das compras. O cartão de crédito não endivida ninguém, mas sim o próprio usuário que não sabe utilizá-lo que se endivida.

Se você não tem todo o dinheiro em mãos e pretende comprar algo como uma TV por exemplo, supondo que ela custa R$ 1.800,00 à vista ou em até 10 vezes no cartão de crédito. Se você tem condições de pagar uma prestação de R$ 180,00 mensais está é uma boa oportunidade. O preço parcelado é o mesmo a vista, ou seja, o vendedor garantiu que se a compra fosse a vista o preço seria o mesmo. Para que você vai esperar 10 meses juntando o dinheiro para comprar a TV se pode comprá-la hoje mesmo e pagar o mesmo preço parcelado?

Algumas lojas vendem em até 10 vezes sem juros, mas esta opção é apenas para compra no cartão de crédito, ou seja, quem não tem não compra.

O principal problema é a falta de controle no uso de cartões de crédito, algumas pessoas acabam comprando mais do que o orçamento pode pagar. Fazem prestações em várias lojas e quando percebem não tem mais como pagar o valor integral da fatura. Então a pessoa começa a parcelar a fatura e acaba ficando endividada não conseguindo mais quitar seus débitos. Outros possuem vários cartões de diferentes instituições na ilusão que assim aumentam seu limite no cartão de crédito. Ora, você não precisa ter vários cartões para ter maior limite de crédito, o que você precisa é de renda maior, quanto maior a renda e quanto maior a utilização maior será seu limite no cartão de crédito.

O cartão de crédito tem anuidade, mas isso não conta? Conta sim, a anuidade do cartão de crédito é muito menor que a taxa de juros cobrada por algumas lojas que vendem no crediário próprio com prestações a perder de vista, no final das contas você compra um produto e paga quase dois. Portanto, a anuidade passa a ser insignificante.

E os juros do cartão de crédito? Tenho cartão de crédito a vários anos e nunca paguei juros do cartão, simplesmente porque compro apenas aquilo que posso pagar. As operadoras de cartão de crédito estão loucas para que você caia nesta cilada. É bom manter uma planilha com o controle dos seus gastos, não apenas do cartão de crédito, mas incluindo água, energia, internet, celular, aluguel, combustível, alimentação, vestuário, etc. Assim você saberá qual é sua média de gastos mensais e as chances de endividamento no cartão de crédito passa a ser quase nula.

Fica a dica, sempre que o preço parcelado no cartão for igual ao preço a vista é mais vantajoso comprar no cartão, pois assim você pode utilizar o dinheiro que tem em mãos para outras coisas que não pode parcelar.

Sharing is caring!

(Visited 731 times, 1 visits today)

Related Post

Você gostaria de pagar mais caro ao usar o cartão ... Cartão de Crédito Isso mesmo, pagar mais caro simplesmente por pagar a conta no cartão de crédito. Atualmente é proibido usar preços diferenciados p...
Dicas para terminar o ano com as contas em dia Contas de final de ano Chegar ao final de ano cheio de dívidas não é muito agradável, principalmente se não temos dinheiro para quitá-las. Não est...
Antecipe o pagamento do financiamento e economize ... Quer antecipar o pagamento do financiamento e economizar dinheiro, isso é possível. Juros descontos Antecipe o pagamento do financiamento e ganhe d...