Copa do Mundo e os protestos

Protestos

Como todos sabem durante a realização da Copa das Confederações no Brasil ocorreu uma onda de protestos em várias cidades e regiões do país. Durante a Copa deve ocorrer uma nova onda de protestos principalmente nas cidades sede e próximo aos estádios onde ocorrerão os jogos. Mas a pergunta é a seguinte. Será que os protestos podem atrapalhar a realização da Copa do Mundo. Em minha opinião não irão atrapalhar.

Digo isto porque já tivemos a prova disso durante a Copa das Confederações no ano passado. A polícia esta preparada para garantir a realização dos jogos, os confrontos dos manifestantes com a polícia não devem atrapalhar os jogos.

Os protestos têm como uma de suas bandeiras o gasto de dinheiro público com a realização da Copa no Brasil. Se a Copa deixar de ser realizada o Brasil terá prejuízos incalculáveis. Afinal o dinheiro já foi gasto, não tem como voltar atrás e não realizar a Copa.

Os protestos não ameaçam a Copa no Brasil. Mas certamente a falta de segurança sim. O Governo fará de tudo para garantir a realização dos jogos e a segurança dos atletas. Mas e a segurança dos turistas? Quem cuidará? Acredito que milhões de turistas virão ao Brasil para assistir aos jogos da Copa e não irão apenas assistir aos jogos, mas irão visitar os pontos turísticos brasileiros. Esta semana um casal de turistas estrangeiros que passava por uma rua que dá acesso ao Corcovado foi abordado por uma blitz falsa, o motorista ao perceber furou a barreira e foi perseguido pelos bandidos que atiraram e acertaram os dois turistas que felizmente não correm risco de vida. Agora eu pergunto, será que um turista destes voltará algum dia ao Brasil? Acredito que não, além disso, influenciará muitos outros a não visitarem o Brasil. Este é apenas um caso no meio de tantos, assassinatos, estupros e roubos que já aconteceram. O Brasil não consegue nem ao menos garantir a segurança de seus habitantes, como irá garantir a segurança de tantos turistas espalhados por todo o país.

Aliás, a segurança é causa de protestos constantes, população revoltado pela ação de uma polícia despreparada que atira em uma pessoa armada com um estilete. Ônibus queimados diariamente em função da revolta de moradores descontentes com ação da polícia. Este é o Brasil que muitos turistas irão ver ao chegar ao Brasil.

Parece que quanto mais se investe em segurança, pior fica sua qualidade.

No Mato Grosso polícias estão pedindo exoneração por causa dos baixos salários e falta de efetivo para homens para trabalhar. No Distrito Federal uma das regiões do Brasil onde existem mais polícias por número de habitantes, os polícias estão trabalhando de forma reduzida em protesto com as condições de trabalho.

É esperar para ver o que vai acontecer, vamos torcer para que ocorra tudo bem, mas é difícil de acreditar nisso.

Sharing is caring!

(Visited 41 times, 1 visits today)