Nomeação, posse e efetivo exercício

Nomeação

Após a publicação do resultado final de um concurso e sua homologação, cabe aos aprovados no concurso aguardar a nomeação, para posteriormente tomar posse e entrar em efetivo exercício.

Concursos públicos têm validade, ou seja, durante a validade do concurso ocorrem as nomeações dos aprovados e em muitos casos dos classificados em virtude da desistência de alguns. O concurso pode ter validade de 2 anos por exemplo, e com possibilidade de prorrogação. Isto deve estar bem claro no edital do concurso. Portanto, se a validade era de 2 anos e o concurso foi prorrogado, o tempo total passa para 4 anos.

A nomeação é o ato onde o poder público autoriza o orgão a contratar os servidores aprovados, geralmente é publicado em diário oficial, a nomeação deve seguir a ordem dos aprovados. Pois, nem sempre todos os aprovados são nomeados de uma única vez, depende da necessidade da instituição e do interesse público. A nomeação não tem data estabelecida, pode ocorrer logo após a publicação do resultado final, ou próximo do final da validade do concurso.

Após a nomeação o candidato aprovado precisa providenciar toda a documentação necessária, realizar exames médicos e comparecer ao setor onde deverá tomar posse. Existe um prazo legal para que a pessoa faça isto, caso perca o prazo ou não apresente a documentação exigida o candidato será automaticamente eliminado. Vamos supor que a pessoa tomou posse no prazo correto entregando toda a documentação necessária. Agora a pessoa já está apta a entrar em efetivo exercício.

Para entrar em efetivo exercício, ou seja começar a trabalhar, também existe prazo legal. Se o candidato for aprovado, nomeado, tomar posse, mas não entrar em efetivo exercício no período previsto, também perderá o direito a vaga.

É preciso ficar atento para não perder as datas e consequentemente um emprego garantido.

Sharing is caring!

(Visited 8.725 times, 1 visits today)

Related Post

Será por que tantos querem passar em concurso públ... Será que trabalhar no setor público é a melhor escolha. Ninguém mais quer trabalhar na iniciativa privada? passar em concurso público Tudo depe...
Inscrições para Concurso da Assembleia Legislativa... AL/MT O edital do concurso público para provimento de cargos e cadastros de reserva da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi publicado hoje (27/0...
Mestres e Doutores para Garis Mestres e Doutores Recentemente uma reportagem me chamou a atenção, pessoas com nível superior, mestres e até doutores se inscreveram para o concu...