Surgiram boatos sobre o cancelamento da Copa no Brasil por falta de segurança.

       Não acredito, pois caso exista realmente esta ameaça o Brasil certamente fará o máximo esforço possível para impedir que isto ocorra, tendo em vista o grande prejuízo que o cancelamento da Copa traria aos cofres públicos, à iniciativa privada e aos patrocinadores. Realizar a Copa custa caro, mas o cancelamento do evento e a possível transferência para outro país seria realmente trágico. Não são apenas estádios que estão sendo construídos para o evento. Além de estádios, a rede hoteleira está ampliando a oferta, os aeroportos estão sendo reestruturados, obras de mobilidade urbana estão sendo executadas, etc.

       Acredito que não seria apenas o Brasil que sairia no prejuízo, mas também a FIFA. Estamos a apenas um ano da Copa 2014 e não existe tempo hábil para que outro país sedie o mundial com todos os requisitos que a FIFA exige. Certamente existem países com estádios capazes de receber a Copa, mas como escrevi anteriormente o evento não se resume apenas a estádios. Uma solução seria realizar o evento em um país que foi sede recentemente. Acredito que o Japão seria capaz de sediar a Copa novamente e desta vez sozinho.

      No entanto, a FIFA anunciou que esta possibilidade está descartada e creio que os brasileiros também não são a favor do cancelamento da Copa no Brasil. Aliás, quando foi anunciado que o Brasil seria sede do mundial foi a maior festa entre os brasileiros, porém, talvez os brasileiros não esperassem que a Copa fosse custar tão caro e necessitasse de tanto investimento público para ser realizada.

Sharing is caring!

(Visited 20 times, 1 visits today)