Protestos no Brasil

O que se tem noticiado é que os protestos que estão ocorrendo nas principais cidades do Brasil são em função do aumento das tarifas do transporte público. Mas será que os protestos são apenas por essa causa mesmo? Na minha opinião não. Os protestos estão sendo realizados em um momento oportuno, quando os olhos do mundo inteiro, ou pelo menos parte deles estão voltados a realização da Copa das Confederações no Brasil. A tarifa dos ônibus está inserida no protesto, mas o povo está protestando por várias coisas.

Ouvi falar que serão realizados protestos em todos os estádios utilizados durante os jogos. Portanto, os protestos não são apenas por causa das tarifas do transporte público. Protesta-se por causa do dinheiro utilizado na construção de estádios. Num país onde falta educação de qualidade, saúde, educação, saneamento básico e segurança pública é inadmissível gastar mais de 1 bilhão de reais na construção de um estádio. O brasileiro é fanático por futebol, mas nem pra tanto. O estádio de Brasília, por exemplo, é um dos que está destinado a se tornar um elefante branco após a Copa do Mundo, ou seja, tem grandes chances de ser subutilizado. Mas também é um dos que custaram mais caro.

Em Porto Alegre vemos outra palhaçada política. Enquanto o Grêmio ergueu um estádio novo que poderia ser perfeitamente utilizado na Copa, estão fazendo uma reforma no estádio do Internacional para poder utilizá-lo na Copa do Mundo.

Nos últimos anos o que mais foi notícia no Brasil foi a corrupção, talvez o povo resolveu se juntar aos protestos para pedir o fim da corrupção, pois estão cansados de ver tanta impunidade.

É certo que o poder de compra dos brasileiros melhorou muito, comprar carro novo ficou fácil. No entanto, difícil é conseguir andar com eles nas grandes cidades.

Eu poderia enumerar várias outras hipóteses para os protestos, mas como vemos acima os brasileiros têm sim motivos para ir as ruas e protestar. Lógico que os protestos devem ser civilizados, assim não existe motivo para a polícia utilizar de força exagerado ferindo inclusive repórteres como já aconteceu nestes protestos.

Sharing is caring!

(Visited 114 times, 1 visits today)