Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

Ética na Empresa

Ética na empresa

Ética

Vivemos em um mundo onde é impossível viver sem manter contato com outros indivíduos, seja no trabalho, nos estudos e até mesmo em casa, precisamos nos relacionar com outras pessoas. Tudo aquilo que fazemos pode de uma maneira ou de outra causar problemas em nossos relacionamentos caso não observemos os padrões éticos e morais da sociedade.

A moral é imposta através de regras e leis e devemos segui-las, a ética por sua vez é algo natural sem coerção. Na empresa as duas andam juntas, tanto a empresa como os funcionários têm as regras e leis a seguirem, a não observância das mesmas pode ocasionar penalidades para todos. Como é uma obrigação ambos não têm escolha a fazer, aliás, podem infringir as regras, mas sabem que existirá uma penalidade.

Nas questões éticas esta obrigação não existe, a ética é universal, mas cada um tem sua ética individual, aquilo que para uns pode ser considerado um comportamento antiético, para outros é algo absolutamente normal. No entanto, a ética tem limites, a partir do momento que este limite é extrapolado surgem os problemas éticos.

Na empresa existem várias ocasiões onde o comportamento ético é imprescindível, no processo de recrutamento e seleção, por exemplo, o candidato precisa ser verdadeiro durante a entrevista, deve falar apenas aquilo que realmente sabe fazer e não pode tentar esconder problemas que podem ocasionar sua demissão caso venham a serem descobertos. Da mesma maneira o recrutador deve agir de forma ética, caso um amigo esteja na fila de seleção, este não pode ser privilegiado e nem ser contratado apenas por causa da amizade, o critério deve ser o mesmo para todos os candidatos, se o amigo for o mais capacitado nada impede que este seja contratado. No entanto, isso pode não ser aceito como algo ético pela sociedade, pois o fato de o recrutador ser amigo do candidato colocou em dúvida a lisura da seleção.

O comportamento do funcionário na empresa deve ser pautado pela ética, assim como a empresa também ter que agir eticamente com seus funcionários. O funcionário sabe de suas obrigações e deve se esforçar para realizar as tarefas da melhor maneira possível sem que para isso prejudique os outros funcionários, por exemplo, se um funcionário não cumpriu seu prazo, provavelmente o outro terá seu serviço prejudicado.

A empresa também deve agir eticamente, os funcionários devem ser tratados com respeito. Se existem problemas o funcionário deve ser chamado separadamente, ou seja, não pode receber uma advertência verbal na frente dos colegas. Da mesma maneira não pode ser tratado de forma grosseira, com xingamentos.

Se o funcionário tem um bom desempenho na empresa, isso é sua obrigação, mas se o mesmo trabalha muitos anos na empresa e não é reconhecido profissionalmente, isso pode ser considerado antiético, pois a empresa está obtendo lucro satisfatório e não remunera adequadamente os funcionários.

Enfim, antes de tomar qualquer decisão que envolva outras pessoas é preciso analisar se esta atitude é ética e se não irá prejudicar o próximo.

Bibliografia:

JORDÃO, Sonia. O comportamento ético nas empresas. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-comportamento-etico-nas-empresas/43499/> acesso em 15 de outubro de 2012.

SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

 TOI, Carmen Steiner; CARMO, Eliane Rodrigues do. A importância do comportamento ético nas organizações. Disponível em: ccsa/IISeminario/trabalhos.html> acesso em 25 de outubro de 2012.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. 22 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

Sharing is caring!

(Visited 3.378 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. Plínio Damião Ferreira

    27/11/2016 at 14:23

    Parabéns a todos da equipe desta Empresa pelo rico material que vocês disponibiliza para o nosso conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares
Administração e Sucesso