O Brasil está em desenvolvimento, e o crescimento econômico aumenta a demanda por energia elétrica. Neste sentido é inevitável que a oferta de energia seja compatível para evitar um novo apagão como já aconteceu no Brasil. No Brasil a principal fonte geradora de energia elétrica são as Usinas Hidrelétricas, ou seja, aquelas que utilizam os recursos hídricos e aproveitam seu potencial para gerar energia. Teoricamente a energia gerada pelas usinas é renovável porque utiliza a força da água para girar as turbinas e transformar isto em energia. O problema é que a implantação de usinas hidrelétricas gera muitos problemas para a sociedade e para o meio ambiente.

Para a sociedade o principal problema é a mão-de-obra que se desloca para as regiões onde serão construídas as novas usinas, geralmente são milhares de trabalhadores para realizar a obra. Os municípios não estão preparados para absorver o impacto gerado pelo aumento populacional repentino. Geralmente os municípios já encontram dificuldades para fornecer os serviços essenciais para a sua população. Para tentar amenizar os problemas são realizados acordos entre os municípios afetados e a empresa responsável pela construção da usina, como acontece na obra da Usina Teles Pires, por exemplo, que está localizada entre os municípios de Paranaíta-MT e Jacareacanga-PA. A empresa se comprometeu em reformar as escolas municipais, creches e ampliar o número de salas oferecidas, investimento em prevenção de doenças, doação de equipamentos e obras de infraestrutura para o município de Alta Floresta-MT, Paranaita-MT e Jacareacanga-PA. No entanto, isso não é o suficiente, a demanda por moradia causou transtornos para os moradores da região que tiveram seus aluguéis aumentados, e aqueles que procuram casas para alugar, ou não encontram, ou são obrigados a pagar valores exorbitantes.

O setor de serviços também não estava preparado, inicialmente todos os trabalhadores da Usina Teles Pires tinham que se deslocar até o município de Alta Floresta-MT para receberem seus salários, durante o período de pagamento a população de Alta Floresta simplesmente não consegue utilizar os serviços do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, isso porque as filas cruzam o quarteirão das agências. As ruas em horário de pico ficam lotadas e o trânsito fica um caos, principalmente porque Alta Floresta ainda não possui nenhum semáforo para controlar o trânsito. O número de homicíos e de outros casos de violência também aumentaram no município, esses são apenas alguns problemas que a instalação da Usina Teles Pires está causando.

No entanto, ainda existem os problemas pós construção da usina, a construção deve durar aproximadamente 4 anos, após a construção muitos irão embora da cidade, mas muitos ficarão e a cidade precisa criar condições de garantir emprego, saúde e educação para que o município não entre em um caos.

Para o meio ambiente existem vários problemas ocasionados pela instalação das usinas, o principal deles é a destruição da fauna e da flora no local onde a usina será construída e em todo o local que será inundado pelo reservatório do empreendimento. Programas para coletar espécies de plantas e de animais foram implantados, mas isto não quer dizer que todas as espécies serão salvas. Além disso a construção da barragem vai alterar o fluxo do rio e isto terá impacto nas espécies de peixes da região. Só para ter uma noção do tamanho dos danos causados, apena na região norte de Mato Grosso estão previstas a construção de 5 usinas. Além da Teles Pires, ainda serão construídas mais 4 usinas, a de Colíder que já está em obras, a Usina de São Manoel, a Usina de Sinop e a Usina de Apiacás.

As usinas são necessárias, mas isto não quer dizer que precisam ser usinas hidrelétricas. O Governo brasileiro ainda não dá a atenção necessária para a construção de usinas que realmente podem causar impactos reduzidos para a sociedade e para o meio ambiente. Como é o caso das usinas Eólicas, o Brasil possui milhares de quilômetros de zona costeira e possui grande potencial para utilização desta fonte de energia. Segundo estudos a capacidade de geração de energia no Brasil utilizando o vento é superior a toda a capacidade instalada atualmente no país, ou seja, falta interesse do Governo e principalmente incentivo a instalação de usinas eólicas. Além da energia éolica existe também a possibilidade de utilização da energia solar, a tecnologia para estes sistemas evoluiu muito e pode ser a opção para novas usinas.

Sharing is caring!

(Visited 251 times, 1 visits today)