Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

A Importância do Planejamento das Cidades

Planejamento

As cidades deveriam ser planejadas antes de surgirem, mas como se sabe, a maioria das cidades começou sem qualquer tipo de planejamento. Apesar de existirem cidades brasileiras que teoricamente foram planejadas, percebe-se que este planejamento foi muito mal elaborado e principalmente não levou em consideração o desenvolvimento futuro destas cidades.

Uma cidade precisa de água, portanto, a sua localização deve ser próximo a um reservatório capaz de atender as necessidades de abastecimento da cidade. No entanto, caso a cidade se desenvolva muito é preciso avaliar se este reservatório será suficiente e se existam outras alternativas de abastecimento, ou a cidade enfrentará problemas de racionamento de água. Citando como exemplo Alta Floresta-MT, todos os anos é feita a conscientização da população para economizar água no período de estiagem, pois os reservatórios que abastecem a cidade praticamente secam. Caso estes reservatórios sejam exauridos, a única solução é captar água no Rio Teles Pires, porém dizem que não seria viável economicamente por causa da distância da cidade. No ano de 2011 o consumo diário de água em Alta Floresta chegou a 8 milhões de litros diariamente com uma população de aproximadamente 50.000 habitantes. E se a população chegar a 80.000 habitantes, por exemplo. Certamente a única solução será buscar água no Rio Teles Pires, o aumento do custo do tratamento tem que ser revertido ao consumidor, hoje se paga R$ 16,80 pela taxa mínima, ou seja, até 10.000 litros de água. Um valor irrizório pelo benefício que a água tratada nos dá.

Outro problema das cidades é a falta de coleta de esgoto, aqueles que têm consciência fazem fossas onde são depositados os resíduos, no entanto o solo acaba contaminado e consequentemente a água tamém é contaminada, aqueles que utilizam água de poço podem ter problemas de saúde ocasionados pela contaminação. Aqueles que moram nas proximidades de córregos nem se dão ao trabalho de abrir fossas e despejam os dejetos diretamente na natureza.

Ruas sem asfalto são outro problema para a população, a poeira na época de estiagem ocasiona problemas respiratórios e aumenta o número de atendimentos nos hospitais. Para resolver este problema a prefeitura utiliza caminhões pipa para molhar as ruas. Simplesmente um trabalho inútil e dinheiro jogado fora. A implantação da pavimentação asfáltica tem um custo relativamente alto, mas vamos imaginar que uma rua já possui 20 anos e ainda não está pavimentada. Durante o período de estiagem a prefeitura terá que disponibilizar um caminhão e um motorista para molhar a rua todos os dias, supondo pelo menos 60 dias por ano, em 20 anos são 1200 dias molhando a rua. Além de molhar a rua, no período de chuva, a água irá deteriorar a rua, então a prefeitura irá precisar de uma caçamba, uma pá-carregadeira e uma motoniveladora, além de 3 trabalhadores para restaurar a rua. Se analisarmos todos os gastos para manutenção da rua sem asfalto, mais os problemas de saúde que ela causa, certamente vamos perceber que a implantação do asfalto seria mais viável, se o asfalto for de qualidade todos os gastos citados anteriormente desaparecerão.

O problema é que muitas vezes o asfalto é de baixa qualidade, e a prefeitura precisa constantemente fazer o tapa buracos, além disso, na maioria dos casos primeiro é feito o asfalto, depois é instalado o sistema de esgoto, então é preciso quebrar o asfalto para fazer a obra.

Os erros do passado até podem ser aceitos, mas o que não pode é continuar cometendo os mesmos erros. Em Alta Floresta-MT continuam abrindo novos bairros sem a implantação da rede de esgoto, porém agora a pavimentação asfáltica é obrigatória, assim a prefeitura não terá gastos com a pavimentação nos loteamentos novos.

Saber o que precisa ser feito todos sabem, o que falta é planejamento e interesse por parte daqueles que estão no poder.

Sharing is caring!

(Visited 152 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. Elma Lima Viana

    22/09/2012 at 15:03

    Nossa é muito importante esse assunto , sobre planejamento das cidades , seria tão bom se povo soubesse como isso é importante , mas , é reconhecido por poucos porque as pessoas não procuram saber sobre essas informações isso é tão triste para a população brasileira…..

Deixe aqui o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares
Administração e Sucesso