ENADE 2012

Eu já escrevi aqui a respeito da importância da nota do ENADE para uma boa avaliação dos cursos superiores do Brasil, sendo que os cursos com notas muito ruins não apenas podem ser penalizados com suspensão de vestibulares, corte de vagas e até mesmo o fechamento do curso.

A responsabilidade da instituição de ensino superior é clara, além de oferecer estrutura física, biblioteca de qualidade e professores qualificados, a instituição é responsável por formar profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho.

Mas onde entra a responsabilidade do acadêmico no ENADE? A prova do ENADE geralmente é realizada no mês de novembro em um domingo a tarde. Portanto, convencer a todos participarem não é tarefa fácil, mas como é obrigatório a participação acontece. No entanto, a prova do ENADE avalia o conhecimento do ingressante na faculdade e do concluínte, como exemplo posso citar o curso que estou fazendo. Em 2009 eu realizei a prova como ingressante e agora em 2012 vou realizar a prova como concluinte. A prova para o ingressante e para o concluínte são idênticas, pois a finalidade é avaliar o grau de conhecimento de ambos, ou seja, a nota do concluinte de maneira alguma pode ser menor do que a do ingressante. Se minha nota como ingressante foi 6,0 eu não posso tirar uma nota 5,00 como concluinte.

A prova é bastante cansativa e exige bastante atenção, acredito que é preciso de pelo menos uma hora apenas para ler a prova inteira, mas tem gente que entrega a prova em branco e outros marcam qualquer alternativa sem se preocupar se está certa ou errada.

A nota do curso da instituição é a média de todas as notas obtidas pelos alunos no ENADE, ou seja, não adianta alguns tirarem nota alta e a maioria ficar com nota baixa ou até mesmo zero. O resultado final será uma avaliação negativa do curso e isso será prejudicial para a instituição.

Portanto, a responsabilidade do aluno é grande, e apesar da prova ser realizada em um domingo a tarde os alunos não podem dizer que não existe motivação para realizar a prova e tirar notas boas, a motivação é mostrar que o conhecimento adquirido é muito superior ao do início da faculdade.

Leia também: O ENADE e a Avaliação dos Cursos Superiores

Sharing is caring!

(Visited 630 times, 1 visits today)