Alta Floresta-MT

Como não poderia ser diferente de outras localidades, a Cidade de Alta Floresta – MT viveu uma grande expectativa de crescimento e desenvolvimento com a instalação da Usina Teles Pires entre os municípios de Paranaíta-MT e Jacareacanga-PA. Segundo o relatório de impacto ambiental a obra irá utilizar em seu pico de construção até 10.000 trabalhadores, esse número somado as famílias que se deslocarão para a cidade resultará em um crescimento populacional repentino e exige que as cidades aumentem os serviços oferecidos, como saúde, educação, lazer, comércios, etc.

Alta Floresta não está geográficamente inserida na obra da Usina, no entanto, é a cidade da região com maior infra-estrutura disponível. Isso significa que será a cidade que dará o maior suporte para a obra. O corre que a cidade não estava preparada para isto, apenas após a autorização do início da obra é que a cidade começou a receber investimentos para melhorar os serviços oferecidos.

A empresa responsável pela construção da Usina se comprometeu a fazer algumas ações, entre elas já reformou todas as escolas municipais de Alta Floresta, alguns postos de saúde, dou veículos para a prefeitura e ainda existem outras obras em andamento.

Porém, isto não é suficiente. A falta de planejamento pode ser vista todos os finais de mês em Alta Floresta, quando os trabalhadores da Usina vem para a cidade receber o salário no Banco, a fila no Banco é tão grande que chega a dobrar a esquina, quem está com pressa e precisa utilizar o Banco simplesmente fica prejudicado. Para se prevenir os moradores de Alta Floresta devem evitar a utilização das agências bancárias nestas datas. Outro reflexo que a Usina já trouxe para a cidade são os preços abusivos dos aluguéis e até mesmo das casas que estão a venda pela cidade. É difícil encontrar casa para alugar e quando encontra-se o preço é bastante salgado.

Entre as maiores preocupações da população está o aumento da violência na cidade. Após o fim da obra muita gente irá embora, mas outra parte permanecerá na cidade, é preciso planejamento para que a cidade não sofra muito com o fim deste ciclo e principalmente a população.

Sharing is caring!

(Visited 326 times, 1 visits today)

Related Post

Ser professor no Brasil é um desafio Ser professor no Brasil é um desafio, e a cada ano o número de pessoas interessadas em seguir essa profissão diminui. Não é para menos, segundo uma pe...
Hidrelétrica Teles Pires Deve Ter 6.000 Trabalhado... Canteiro de Obras UHE Teles Pires      Segundo o Boletim Informativo de Janeiro de 2013 da Hidrelétrica Teles Pires apesar de ser intenção da Comp...
Governo modifica seguro desemprego outra vez A Medida Provisória que estava em vigor desde o dia 28 de fevereiro já não está mais valendo. Seguro desemprego A Lei 13.134 sancionada pela pr...