O Brasil é um país muito rico, além do crescimento econômico atual, o país é privilegiado pela sua vasta extensão geográfica, possui grandes áreas de preservação permanente, extensas florestas, grandes reservas de água doce, e ainda é grande produtor de petróleo, minérios, alimentos, etc.

No entanto, a riqueza produzida pelo país ainda não reflete no seu desenvolvimento. O slogan do Governo Federal agora é “País rico é país sem pobreza”. No caso do Brasil o mais correto seria, “País rico é país sem corrupção”. Se tudo aquilo que é desviado através da corrupção fosse investido em benefícios para a população, com certeza o Brasil seria um país muito mais desenvolvido e com menos desigualdades sociais.

Entra Governo, sai Governo e o que vemos é o de sempre, a corrupção está todo lugar. Porém, a mais grave é aquela que desvia os recursos da arrecadação de impostos do cidadão.

Quantos reais são desviados através da corrupção todos os anos no Brasil?

Quantos bilhões o Brasil está investindo para que possa receber a Copa do Mundo de 2014? Este é um investimento que beneficia apenas alguns, a população das cidades sede com melhoria da infra-estrutura e as grandes construtoras responsáveis pelas obras.

O Governo de Mato Grosso está tentando viabilizar um projeto para levar pelo menos uma via de asfalto a todos os municípios do Estado, para isto está pleiteando junto ao BNDES um empréstimo de 1,5 bilhão. A intenção do Governo é concluir este ambicioso projeto até o fim de seu mandato em 2014. Projetos como este realmente trazem desenvolvimento para a região e melhoram a qualidade de vida da população. E um estádio de 1 bilhão como o Mineirão, qual beneficio trará para a população de Belo Horizonte?

As obras da Copa em sua maioria estão atrasadas, mas isso já era de se esperar. Uma obra que extremamente importante para o Mato Grosso, o asfaltamento da BR 163 (Cuiabá-Santarém) que diminuiria o custo do frete e facilitaria o escoamento da produção do maior produtor de grãos do Brasil através do Porto de Santarém, ainda não tem data para ser concluída. Ainda nos anos 80 a BR 163 foi asfaltada até chegar próximo da divisa com o Estado do Pará, no entanto, mais de 20 anos depois ainda não foi concluída.

Obras de logística são essenciais para o desenvolvimento de um país, porém o Governo não investe como deveria e quando investe as obras vão a passo de tartaruga. Outro exemplo é a disponibilidade de ferrovias e hidrovias no país. Esses sistemas de transporte nunca receberam os investimentos que deveriam.

Sharing is caring!

(Visited 2.075 times, 1 visits today)