Pontos fortes

Pontos Fortes e Oportunidades

Cada pessoa tem suas características que incluem seus pontos positivos e seus defeitos, não existe neste mundo pessoa que seja perfeita, ou seja, que não possua nenhum ponto negativo. A questão é como que cada pessoa lida com cada um desses pontos positivos ou negativos? É possível que uma pessoa consiga amenizar seus pontos negativos, no entanto, é praticamente impossível eliminar totalmente os defeitos.

Algumas pessoas passam a vida inteira tentando resolver seus problemas e seus defeitos, enquanto outras esquecem que possuem defeitos e focam suas ações naquilo que sabem fazer de melhor. Uma pessoa pode ser excelente compositora, mas pode ser um fracasso cantando, perder tempo tentando cantar só irá reforçar o seu defeito. Por outro lado quando as pessoas são muito boas naquilo que fazem, os seus defeitos tornam-se imperceptíveis. A pessoa continua com seus defeitos, porém ninguém se lembra dela pelos defeitos, mas sim pelas suas qualidades.

Outra coisa que afeta muito o desempenho das pessoas é o fato de não conseguirem enxergar as oportunidades, muitas vezes têm na mão uma possibilidade que poderia transformar totalmente suas vidas. No entanto, olham mas não veem essa oportunidade, porém outra pessoa consegue visualizar perfeitamente e alcança o sucesso.

Nossa vida é como um jogo, e no jogo é preciso saber aproveitar as oportunidades e utilizar nossos pontos fortes. Pode-se utilizar um jogo de futebol como exemplo, existem alguns jogadores que são muito habilidosos driblando, outros cabeceando, outros cobrando faltas, se o jogador é bom cobrador de faltas é perda de tempo ficar na área tentando fazer o gol de cabeça sendo que este não é seu ponto forte. Em algumas ocasiões o jogo está muito disputado e as chances de gol são poucas, de repente surge a oportunidade e o atacante fica cara a cara com o goleiro e acaba perdendo a única chance do jogo.

Assim acontece nas empresas e em nossas vidas, precisamos investir naquilo que sabemos fazer de melhor e não deixar que as oportunidades escapem simplesmente porque não conseguimos enxergá-las ou não sabemos como aproveitá-las.

Uma oportunidade perdida não passará novamente em sua frente.

Sharing is caring!

(Visited 466 times, 1 visits today)