Oferta e procura

Lei da oferta e da procura

A oferta, a procura e preços de produtos são os elementos essenciais do conceito econômico de mercado.

“A procura de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os consumidores estão aptos a adquirir, em função de vários níveis possíveis de preços em dado período de tempo” (ROSSETTI, 2002, p. 410).

Nesse sentido a procura acontece por uma série de possibilidades, sendo consideradas duas variáveis, preços e quantidades.

Quanto mais altos os preço estiverem, menores serão os consumidores interessados em adquirir o produto, quando isso ocorre acontece o efeito substituição, os consumidores substituem os produtos o que diminui a quantidade procurada do mesmo.

Existem quatro fatores que determinam essa elasticidade do preço:

  • essenciabilidade do produto;
  • substitubilidade;
  • periodicidade de aquisição;
  • importância no orçamento.

Essenciabilidade do produto: os produtos de maior essenciabilidade não podem ser substituídos, por mais que os preços aumentem como é o caso do gás de cozinha.

Substitubilidade: quanto maior o número de produtos que se substituem, maiores são os coeficientes de elasticidade dos preços entre todos eles. Não havendo substitutos, a curva da procura tende a ser mais inelástica.

Periodicidade de aquisição: o intervalo de tempo entre uma e outra aquisição do produto também é um fator determinante da elasticidade do preço da procura. Como o tempo entre uma e outra aquisição é longa, os consumidores perdem a memória dos preços que eram praticados, o que ocasiona baixa variação da quantidade procurada.

Importância no orçamento: a importância dos gastos com o produto em relação ao orçamento total do agente econômico tende a influenciar a elasticidade do preço da procura, nas seguintes direções: baixa importância, baixa elasticidade.

A renda é um fator importante que determina a procura, o poder aquisitivo da sociedade determina o que o indivíduo pode vim a adquirir.

Todos os conceitos relacionados à oferta são similares aos da procura, são consideradas duas variáveis: preços e quantidades ofertadas.

“A oferta de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os produtores estão dispostos e aptos a oferecer no mercado, em função de vários níveis possíveis de preços, em dado período de tempo (ROSSETTI, 2002, p. 420)”.

A oferta também acontece pro uma série de possibilidades, correlacionando às duas variáveis: preços e quantidades. Para quem oferta o produto os preços altos não são obstáculos, mas sim estímulos.

Por mais que os produtores passem a produzir mais, eles podem encontrar dificuldades de expandir a produção devido a fatores produtivos, naturais, humanos e de capital. Um exemplo é a geração de energia das hidroelétricas, não é possível aumentar a produção se não existe disponibilidade de água nos reservatórios.

A capacidade instalada das empresas aptas a produzir é um dos mais importantes fatores que determinam a oferta dos produtos.

A redução nos preços dos insumos utilizados na fabricação, produção, pode aumentar a oferta devido aos baixos preços que podem ser praticados, o oposto pode ocorrer se ao contrário os preços sofrerem aumento.

A tecnologia modifica os padrões de produtividade e geralmente aumenta a produção que ocasiona a maior oferta de produtos.

A expectativa dos produtores quanto à evolução da procura transmitem-se para a capacidade da oferta, o mesmo ocorrendo com suas expectativas quanto ao comportamento futuro dos preços de seus produtos.

Em todas as estruturas de mercado, a posição dos produtores e dos consumidores em relação à escala de preços pode estarem conflito. Com os preços baixos o produtor dispõe-se em produzir menos, da mesma maneira produzem mais quando os preços estão satisfatórios.

Ao contrário dos consumidores que são estimulados a comprar mais quando os preços estão baixos. Estes conflitos resultam dos próprios conceitos e das conformações básicas da oferta e da procura.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. Atlas: São Paulo. 2002.

Sharing is caring!

(Visited 2.746 times, 1 visits today)