Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

Recrutamento Interno e Recrutamento Externo

Na hora de preencher o quadro de funcionários a empresa pode optar entre duas formas de recrutamento, são eles o recrutamento interno e o recrutamento externo.

Recrutamento

Tipos de recrutamento

Recrutamento interno: o recrutamento interno busca preencher as vagas existentes com pessoas que já estão trabalhando na empresa, isso pode ocorrer com as promoções realizadas pela empresa onde os funcionários têm a oportunidade de crescer dentro da empresa ocupando cargos melhores remunerados. O custo do recrutamento interno é bem menor, pois a empresa não gastará dinheiro com anúncios, entrevistas e todo o processo de seleção em si, além disso, o perfil dos funcionários que já estão na empresa já é conhecido. A motivação dos funcionários da empresa que faz recrutamento interno é bastante alta, pois os mesmos sabem que podem ser promovidos na empresa.
A principal desvantagem do recrutamento interno é que existirá uma vaga livre na empresa depois da promoção, neste caso alguém terá que realizar este trabalho ou será necessário realizar o recrutamento externo. Outra desvantagem do recrutamento interno é que ele pode não acrescentar novos conhecimentos para a empresa, novas experiências e mais criatividade da mesma maneira que alguém novo poderia fazer.

Recrutamento externo: como o próprio nome já diz é a busca de pessoas fora da empresa. A principal vantagem é que a empresa pode ter pessoas com novas ideias e com experiência comprovada. Neste caso a empresa não terá gastos com treinamento.
A principal desvantagem do recrutamento externo é o seu alto custo em relação ao recrutamento interno, além de desmotivar os funcionários que já atuam na empresa que acreditam ser capazes de assumir aquela vaga. Portanto, é imprescindível que antes de recrutar externamente seja avaliado o quadro de pessoal para saber se existe alguém com condições de ser promovido.
O recrutamento externo deve ser realizado por pessoal qualificado, entre os quais deve haver alguém que realize o teste psicológico, primeiramente a empresa deve anunciar as vagas oferecidas e coletar os currículos que depois devem ser classificados por alguém qualificado, e que irá separar apenas aqueles que mais chamem a atenção do mesmo. Após a seleção dos currículos é que serão chamados para a entrevista e todas as outras fases da seleção.

Veja também: Dicas para melhorar nossos relacionamentos na empresa

Este post foi visualizado mais de 10.000 vezes até 10/10/2014

Gostou do Blog, então curta nossa página no Facebook e ajude à divulgá-lo.

1 Comment

  1. Me gusto demasiado todo su artigo siempre que yo puser voy a ver su sitio :)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: