Antes do início do jogo, Santos e Barcelona eram simplesmente dois dos melhores times do ano, o Santos melhor time da América e o Barcelona melhor time da Europa. Todos sabiam que a qualidade do time do Barcelona era muito superior a do time do Santos, porém não existe nenhum time imbatível. Todo mundo esperava que o Santos mostrasse seu futebol e que pelo menos desse um pouco de trabalho para o goleiro adversário.

      Após o apito do árbitro o que se viu foi o jogo de um time só, o Barcelona com seu toque de bola perfeito envolveu os jogadores do Santos que pareciam estar hipnotizados, não tentavam tirar a bola do Barcelona, nem ao menos tentavam fazer faltas para parar o jogo, o Barcelona teve mais de 70% de posse de bola. O primeiro tempo do jogo foi uma verdadeira humilhação para o futebol brasileiro, parecia que os jogadores do Santos nunca tinham assistido a um jogo do Barcelona, pois estavam perdidos em campo.

Enquanto o Barcelona tinha total liberdade para fazer o que queria com a bola, quando o Santos conseguia a posse da bola imediatamente os jogadores do Barcelona marcavam forte e recuperavam a bola.

      O melhor treinador brasileiro da atualidade não conseguiu fazer o seu time jogar nem 10% do que joga atuando no Brasil, dois anos atrás este mesmo time do Barcelona enfrentou o time argentino do Estudiantes de La Prata nesta mesma competição, o time argentino abriu o placar do jogo, sofreu o empate e só perdeu o jogo na prorrogação por 2 x 1.

      A qualidade do Barcelona é indiscutível, porém a postura do time do Santos em campo ajudou e muito ao Show do Barcelona. Podemos comparar os dois times com duas empresas que abriram suas portas com os mesmos objetivos e com as mesmas chances de vencerem no mercado, porém uma utilizou todas as estratégias de marketing e tomou conta do mercado, enquanto a outra empresa ficou apenas olhando a concorrência agir e não tomou nenhuma atitude e acabou fechando suas portas.

O futebol brasileiro mostrou que está longe de ser o melhor do mundo, o Barcelona é exemplo de profissionalismo, construiu um hotel apenas para abrigar jogadores jovens que vem para o time, o time gastou 21 milhões para fazer a obra, esse é um investimento que dá retorno, o próprio Messi está no Barcelona desde os 13 anos. Outros times inclusive os brasileiros gastam milhões para contratar jogadores que ficam pouco tempo no time e depois vão embora. O torcedor brasileiro não consegue falar quais são os jogadores do time, pois de um ano para o outro o time muda praticamente inteiro. Esse mesmo time do Santos passou por um desmanche, vários jogadores foram embora, deu no que deu. Outro detalhe é que os times brasileiros não sobrevivem sem patrocinadores, enquanto o Barcelona simplesmente não precisa transformar seu uniforme em um outdoor.

Sharing is caring!

(Visited 49 times, 1 visits today)