ENADE

Recentemente o MEC divulgou a lista das instituições de ensino superior que tiveram desempenho insatisfatório no ENADE nos últimos anos, o conceito vai de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são considerados insatisfatórios, conceito 3 é considerado satisfatório e conceitos 4 e 5 são considerados bons.

As instituições que tiveram desempenho ruim nos últimos ciclos de avaliação serão punidas com corte de vagas e não poderão abrir novos cursos, caso consigam desempenho satisfatório no próximo ENADE elas poderão continuar funcionando como eram anteriormente. Confira a lista de instituições no site do MEC.

Certamente muitas faculdades foram punidas porque não oferecem boas condições de ensino, porém, não basta ter boas condições de ensino se os acadêmicos não levarem a sério a prova do ENADE. Sabe-se que a prova do ENADE é aplicada em um domingo, muitos só fazem a prova porque é obrigatória. No entanto, ela serve para avaliar o conhecimento dos alunos, qual é o grau de conhecimento do ingressante e do concluinte, teoricamente os concluintes tem que obter uma nota muito superior ao dos ingressantes.

Não adianta apenas as instituições orientarem os acadêmicos sobre a importância do ENADE, é preciso que os mesmos se comprometam a realizar a prova com seriedade. Na primeira vez que realizei o ENADE teve gente que entregou a prova com menos de 1 hora. Esses alunos assim como eu foram orientados sobre a importância do ENADE para a instituição e para os próprios acadêmicos.

Portanto, essas instituições não dependem apenas de si mesmas para melhorar sua nota no ENADE, os acadêmicos precisam levar a sério esta prova, afinal essa é uma oportunidade de mostrar que realmente o conhecimento foi adquirido durante a graduação.

Sharing is caring!

(Visited 88 times, 1 visits today)