7 bilhões de pessoas

No último dia 31 de outubro a população do planeta atingiu a incrível marca de 7 bilhões de habitantes, o preocupante é que o mundo precisou de apenas 12 anos para ter sua população aumentada em 1 bilhão de pessoas, segundo a ONU, a expectativa é de que a população mundial chegue a 8 bilhões de pessoas em 2020 e 9 bilhões de pessoas em 2050. O planeta precisou de apenas 75 anos para que sua população saltasse de 2 bilhões de pessoas para 7 bilhões de pessoas.

A taxa de natalidade diminui consideravelmente, porém a expectativa de vida das pessoas aumentou muito. Portanto, estão nascendo poucas pessoas, mas cada vez elas estão vivendo mais.

É preciso pensar muito sobre o futuro de nosso planeta, hoje já existe muita fome e miséria. O mundo precisa produzir cada vez mais alimentos, mas de forma sustentável, a demanda por produtos será cada vez maior. No entanto, muitos recursos do nosso planeta são finitos, não tem como fazer mágica, um dia eles vão acabar.

A tecnologia e a medicina aumentaram a expectativa de vida das pessoas, hoje viver mais de 70 anos é absolutamente normal, esse é um dos fatores que estão causando este aumento populacional. Portanto, é preciso encontrar soluções para reduzir esse aumento populacional desenfreado. Reduzir a taxa de natalidade mais ainda pode ser uma solução a curto prazo, porém isso causa o envelhecimento da população e mais problemas ainda. Como gastos com saúde, pouca gente contribuindo com a previdência social. Mesmo assim seria uma solução, existem países que pararam de crescer populacionalmente.

Um fator que percebe-se é que os países que tem mais gente é onde se concentram as maiores desigualdades e mais miséria. Se continuar nesse ritmo o mundo vai entrar em colapso.

Sharing is caring!

(Visited 35 times, 1 visits today)