Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

As 5 Forças de Porter

As 5 Forças de Porter foi criada por Michael Porter em 1979 para analisar a competição entre as empresas, sendo que as cinco forças devem ser estudadas para que a empresa possa definir suas estratégias e continuar competitiva no mercado.

Cinco Forças de Porter

Forças de Porter

As cinco forças são:

Poder de barganha dos   fornecedores: A menos que não seja realmente possível, mas as empresas devem evitar ter apenas um ou dois fornecedores, se a empresa tiver apenas um fornecedor, caso ocorra falência ou aumento elevado dos preços, a empresa encontrará dificuldades para manter seus compromissos e o aumento de preços se for acima da média, o mesmo não poderá ser repassado totalmente ao cliente. Alguns fornecedores inevitavelmente são únicos no mercado, portanto eles podem dificultar a aquisição dos produtos. Outras empresas fecham acordos exclusivos para vender seus produtos unicamente para certas empresas, isso impedirá que outras empresas disponham do produto para vender aos seus clientes, consequentemente se o cliente quiser aquele produto específico a empresa perderá a venda.

Rivalidade entre concorrentes: A rivalidade entre concorrentes é uma coisa normal e determina a competitividade do mercado. A guerra de preços é apenas uma das consequências, além disso as empresas investem agressivamente em marketing para ganhar clientes da concorrência. Muitas empresas pequenas não conseguem sobreviver, pois não conseguem competir com as grandes do mercado, outras se unem para poder competir de igual para igual. Muitas vezes o maior beneficiado é o cliente, pois quanto maior a concorrência, menor será o preço ao consumidor.

Ameaça de novos entrantes: A entrada de novas empresas no mercado pode significar a redução da fatia de mercado das empresas já existentes, consequentemente isso reduzirá a lucratividade dessas empresas. Alguns setores criam barreiras para impedir que outros entrem no mercado. Por ex: uma empresa pode ter um acordo com a prefeitura impedindo ou dificultando a entrada de uma nova empresa na cidade. Uma grande empresa varejista pode “roubar” a fatia de mercado de várias empresas pequenas obrigando-as a fecharem suas portas.

Poder de barganha dos clientes: Os clientes querem qualidade, preços baixos e garantia dos serviços prestados, isso provoca rivalidade entre concorrentes. O cliente faz um orçamento em certa empresa e depois vai em outra pedindo para que ela venda pelo mesmo preço. Muitas vezes o cliente quer pagar o preço mais baixo encontrado, porém pode ser que a marca e a qualidade do produto seja muito inferior, nesse caso a empresa não poderá cobrir o preço, isso pode ocasionar prejuízos pois a empresa estaria vendendo a baixo de custo.

Ameaça dos produtos substitutos: Os produtos substitutos são aqueles que podem substituir aqueles já existentes oferecendo preços mais baixos e mais benefícios. Uma empresa pode ser líder de vendas naquele segmento, de repente surge um novo produto e suas vendas sobem rapidamente. Se a empresa não estiver preparada, sua fatia de mercado irá diminuir consideravelmente assim como seus lucros. Se o novo produto for resultado de anos de pesquisa, a empresa que já estava no mercado não terá tempo hábil para começar a competir com o novo produto. As empresas devem estar atentas ao ambiente externo para evitar que isso ocorra, caso contrário os produtos podem ficar obsoletos e o prejuízo será a única certeza da empresa.

PORTER, Michael. Estratégica Competitiva. São Paulo: Campus, 2005.

Sharing is caring!

(Visited 1.088 times, 1 visits today)

Related Post

Resenha – Lições de estratégia nas organizaç... Título: Lições de estratégia nas organizações Autor: Luís Gaj Gênero: Administração Páginas: 244 Ano: 2017 Este livro relata 27 casos considerados...
BSC – Balanced Score Card O Balanced Score Card - BSC é uma ferramenta que foi desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton no ano de 1992, a princípio foi o resultado de um e...

1 Comment

  1. Renan Maciel

    27/10/2011 at 17:33

    Este assunto aborda todas as empresas, não importa se ela é grande ou pequena, a rivalidade, produtos substitutos, novos entrantes, poder de barganha de cliente e do fornecedor, isso é o mercado que propulsiona aos administradores de empresa para saber, o melhor para o seu segmento de mercado, qual ação a executar, tudo depende da analise do ambiente para se posicionar, excelente Sergio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Administração e Sucesso
shares