Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

Organograma e Fluxograma

Organograma e fluxograma

Organograma x Fluxograma

Organograma é uma ilustração que representa a estrutura formal da empresa, como estão organizados os setores e como estão definidas as suas hierarquias.

A direção é o principal órgão da empresa, depois são definidos os outros setores ou departamentos de acordo com as características de cada empresa, por ex: departamento de produção, departamento de compras, departamento de vendas, departamento financeiro, recursos humanos, etc. Cada departamento deve ter espaço físico específico e funcionários que estarão subordinados a direção da empresa. Sempre aqueles que estão na parte superior do organograma terão mais atribuições e responsabilidades.

Fluxograma é um conjunto de figuras pré definidas que representam todos os processos de uma empresa, desde a fabricação de um produto até os procedimentos a serem seguidos para resolução de um problema.

No Microsoft Word clique em Smart conforme a imagem a seguir e depois escolha a opção desejada.

A seguir clique em Hierarquia, por exemplo. Escolha um dos modelos disponíveis e depois clique em OK conforme as indicações. Agora na figura que se abrirá digite os dados necessários.

Basta editar os campos disponíveis e alterar as cores de acordo com sua preferência.

As figuras representam o início, o processo, a preparação, a decisão, documentos, dados, etc. Assim através do fluxograma pode-se ilustrar por exemplo, todo os processos da fabricação de um produto.

O organograma e o fluxograma podem ser desenhados facilmente com a utilização de programas como o Microsoft Word como vimos anteriormente e também com o Microsoft Visio. O Microsoft Visio é muito mais fácil de utilizar para a criação de organogramas e fluxogramas. Os modelos utilizados dependerão das especificações de cada empresa.

Veja aqui outros exemplos: http://administracaoesucesso.com/2015/11/22/como-inserir-smartart-no-word-2013/

Como fazer um fluxograma utilizando o Canva




Sharing is caring!

(Visited 41.517 times, 7 visits today)

Related Post

Como reduzir os custos da sua empresa As finanças determinam o sucesso de uma empresa. Se elas vão mal, é muito provável que o negócio esteja comprometido - afinal, os custos com contas, f...
Comprar uma franquia é uma boa opção de investimen... Investir em franquia pode ser uma excelente escolha para quem pretende ter seu próprio negócio. Reunimos abaixo cinco franquias que fazem muito sucess...
Quais os benefícios da automação para as empresas?... Uma empresa que tem uma concorrência direta, necessita ter uma alta produção do seu produto e que seja de qualidade. O profissional que possui o curso...

3 Comments

  1. Renan Maciel

    27/10/2011 at 17:23

    excelente! com a facilidade de criação no Microsoft Visio, podemos criar com muita facilidade sem precisar de muitos esforços ao usar este programa, valeu Sergio!

  2. mto bom

  3. faltou as imagens como exemplo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Administração e Sucesso
Assign a menu in the Left Menu options.
Assign a menu in the Right Menu options.
shares