Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

Trabalhar em Empresa Pública ou Privada?

Trabalhar em Empresa Pública ou Privada?.

trabalhar em empresa pública ou privada

Público x privado

A cada ano aumenta o número de pessoas que buscam através de concursos uma vaga no setor público. Por que será?

Todos os anos milhares/milhões de pessoas prestam concurso em todos os órgãos públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Geralmente aqueles cargos que oferecem melhores salários são os mais desejados, mas também são os mais concorridos e consequentemente as chances de ser aprovado é pequena.

Mas qual é o motivo que leva essas pessoas a batalharem tanto por uma dessas vagas? Aquelas pessoas que acabaram de sair da faculdade encontram muitas dificuldades para encontrar um emprego com rendimentos razoáveis, por outro lado se forem aprovados em um concurso, seu salário inicial será correspondente ao seu nível de escolaridade, e a cada nova titulação alcançada terá aumentos de salário.

Na empresa privada, uma pessoa recém formada ficará em experiência, geralmente ganhando menos do que outros que já possuem experiência comprovada. A aquisição de novas habilidades, cursos de pós-graduação não é garantia de aumento de salário, aliás, são poucas as empresas privadas que possuem planos de carreira. Na realidade algumas dão até mais benefícios para seus empregados do que as empresas públicas, mas nenhuma empresa privada dá garantia de que daqui um ano você ainda estará trabalhando nela.

Quem passa em concurso público tem garantia de que não perderá seu emprego, a menos que cometa algo muito grave. Recebe férias, décimo terceiro e possui previdência, porém não tem direito a seguro desemprego e também não tem direito a Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Portanto o servidor público não tem motivos para pedir demissão.

O servidor público sabe qual é seu salário mensal, assim pode planejar melhor sua vida, se fizer um financiamento sabe que terá condições de honrá-lo, por outro lado o trabalhador do setor privado pode ser demitido a qualquer momento e ficar endividado.

São muitas as vagas oferecidas em concursos públicos, mas os melhores salários são para aqueles que possuem curso superior, quem entra com nível médio tem a motivação para continuar estudando, pode até pagar uma faculdade privada, pois sabe que terá retorno do capital investido. Na empresa privada não existe essa garantia de aumento de salário por qualificação profissional.

Grande parte das pesquisas realizadas no país são feitas por professores e acadêmicos de instituições públicas. A EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é um exemplo de empresa pública que busca desenvolver novas tecnologias e melhorar a produtividade da agropecuária brasileira. As secretarias de fazenda dos estados são responsáveis por fiscalizar a arrecadação de impostos, portanto assim como as empresas privadas movimentam a economia, as empresas públicas também são importantes para o desenvolvimento do país.

Pessoalmente em 16 anos de empresa privada nunca fui reconhecido profissionalmente, posso garantir que em 6 anos no setor público consegui evoluir muito mais que nos 16 anos anteriores.

Em cidades pequenas existem poucas empresas privadas que oferecem bons salários, ou seja, para quem quer melhores oportunidades, a solução é passar em um concurso público.

Também Publicado em http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/trabalhar-em-empresa-publica-ou-privada/58283/

Sharing is caring!

(Visited 582 times, 1 visits today)

Related Post

Assédio moral no trabalho Assédio moral no trabalho. Talvez você nunca tenha passado por isso, mas certamente já presenciou o fato ou ficou sabendo de alguém que enfrentou o pr...
Requisitos para uma Administração de Sucesso Administração de Sucesso Muitos se perguntam por onde podem começar para ser um administrador de sucesso, qual a melhor maneira de trilhar esse ca...
Seja nos estudos ou no trabalho, existem diversas ... Para um aumento de produtividade é preciso agir de maneira inteligente, não necessariamente de forma mais pesada e exaustiva. Alcançar os objetivos di...

2 Comments

  1. Visão simplista e sem futuro, não consegue visualizar os bastidores das empresas públicas e privadas. Sempre existe os dois lados da moeda, agora afirmar com toda convicção de que concurso é o melhor e vai lhe proporcionar melhores condições de vida está completamente errado. Existem muitos órgãos públicos que pagam muito menos que a iniciativa privada, e não fornecem um mínimo de reconhecimento pelo seu esforço, apenas querem aumentar a quantidade de serviço. Depende muito da sua área de atuação tanto na iniciativa privada e pública. Veja o exemplo dos salários absurdos do TCDFT onde pessoas que NÃO COMPLETARAM O ENSINO MÉDIO ganham mais que MÉDICOS ESPECIALIZADOS em ÓRGÃOS DO GOVERNO. Vamos parar para ver o cenário por outros olhos e ver que o serviço público também não é um paraíso. Existe muita coisa errada no governo que precisa melhorar e somos nós que temos que mudar isso. E outra coisa, você afirma que as empresas privadas não reconhecem e não pagam salários de acordo com o seu grau de escolaridade, mais uma vez uma visão errônea, pois o queridinho GOVERNO FEDERAL cobra tantos impostos, TANTOS IMPOSTOS das empresas que para um salário de R$1.000,00 o imposto pago pelo funcionário beira a psicose chegando a pagar R$700,00 só, veja bem, SÓ de IMPOSTOS. Vejamos países BEM MAIS DESENVOLVIDOS que o Brasil e veja a carga tributária paga pelas empresas ao governo, algo em torno de 6%, enquanto que no Brasil é 70%. Isso sem contar outros zilhões de tributos abusivos e governantes inescrupulosos que fazem festa com o dinheiro público e não conseguem investir em SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA etc. Faz muito bem vir num site tão renomado e escrever umas barbáries dessa. Parabéns.

    • Isso eu sei, existem concursos que pagam apenas um salário mínimo. Em outros o salário não é compatível com a escolaridade. Alguns oferecem vários benefícios e outros apenas o salário. Também sei que um funcionário custa aproximadamente 70% a mais do que ele recebe, sou graduado em administração. Vale lembrar que esta é apenas uma opinião pessoal, ninguém é obrigado a concordar com o que eu escrevo. E da próxima vez, por favor se identifique. Só lembrando que todo o conteúdo deste site é de minha autoria. Sobre a mesma publicação no http://www.administradores.com.br, se eles acharem que o conteúdo não é adequado, basta eles excluirem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Administração e Sucesso
Assign a menu in the Left Menu options.
Assign a menu in the Right Menu options.
shares