Depois de 64 anos o Brasil vai sediar a Copa do Mundo novamente, a nossa seleção tem a  oportunidade de conquistar o título mundial jogando em casa, e minimizar o vexame da Copa de 50 quando o Brasil perdeu para o Uruguai com o Maracanã lotado.

Por outro lado existe uma preocupação que o Brasil de outro vexame, desta vez nem se fala muito se vamos ou não ganhar a Copa, mas sim se o Brasil vai conseguir deixar tudo pronto até o início da competição. Os problemas são muitos, a menos de 3 anos e meio para o início da competição tem estádio que ainda não saiu do papel, o Brasil não tinha nenhum estádio com condições para receber jogos da Copa, aqueles que não foram demolidos vão passar por reformas imensas, mas isso não é dos maiores problemas. Recentemente foi publicado um estudo mostrando a precaridade dos aeroportos brasileiros, todos os principais aeroportos precisam de melhorias, mas até agora quase nada foi feito.

As grandes cidades brasileiras tem congestionamento todos os dias, sem falar de quando chove que várias ruas ficam alagadas, desse jeito não tem como receber milhões de turistas para assistir a Copa. O Brasil precisa se mexer rápido ou vai fazer feio, os investimentos para viabilizar a Copa são altíssimos, como investir em obras se o Brasil não dá conta nem de manter os serviços básicos que a população necessita, educação de qualidade, saúde, habitação, infra-estrutura de transportes. A saúde está um caos, as pessoas constroem casas em cima de lixões, as estradas são péssimas, os portos ficam muito distantes, uma rodovia que poderia diminuir a distância entre o principal produtor de grãos e o porto, foi planejada a mais de 30 anos e até hoje não foi asfaltada, o prazo de conclusão é para dezembro de 2011, eu só acredito vendo. Um país do tamanho do Brasil não possui trens para transporte de passageiros em grande quantidade de um estado para outro e com rapidez.

Pode ser que o Brasil consiga cumprir suas metas para a Copa do Mundo, mas se olharmos para outros programas do Governo como o PAC, veremos que muita coisa está atrasada, ou paralisada, então fica a dúvida, ou o Brasil leva a sério o seu planejamento, ou está fadado a dar mais um vexame na Copa do Mundo.

Sharing is caring!

(Visited 39 times, 1 visits today)