Qual é o Principal Objetivo de Uma Empresa?

Objetivo da empresa

Objetivos da empresa

Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objetivos de uma empresa são vários. No entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado.

O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. Ninguém abre uma empresa apenas para bonito, ou apenas para dizer que é um empresário. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. É preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado. Por outro lado se a empresa está dando um retorno bastante favorável, é preciso que seja avaliada a possibilidade de novos investimentos, não é aconselhável logo de cara já ir comprando uma caminhonete do ano, sair gastando dinheiro a toa, é preciso lembrar ainda que a rentabilidade de um mês pode não se repetir no mês seguinte. O dinheiro gera dinheiro, mas se não soubermos utilizá-lo da maneira correta podemos ter uma enorme dor de cabeça.

Este post teve mais de 50.000 visualizações até 11/02/2015

Gostou do Blog? Então compartilhe, comente e não esqueça de curtir nossa página no Facebook.

21 comentários sobre “Qual é o Principal Objetivo de Uma Empresa?

  1. Os comentários todos expostos por vós, são de grande inrequesimento e isto é muito bom. na minha optica os custos de produção deve ser um dos principais aspectos a se ter em conta no objectivo real da empresa.

    Curtir

  2. adorei de cada opiniaô,afinal toda gente e livre pra falar o que pensa
    se um empresa e um locar onde sâo reunidos e organizados as principal actividades de produçâo, ,onde existe venda e compra,qual o principal objectivo final ?nâo e atingir o luclo?

    Curtir

  3. A Razão da existência de uma empresa é satisfazer demandas apresentadas pelos clientes. No entanto, o primeiro objetivo que deve ser perseguido é a sobrevivência da empresa. Para isso, a empresa deve buscar nos resultados das suas operações a remuneração dos recursos envolvidos, ou seja, alcançar o ponto de equilíbrio. No segundo, após ter alcançado o equilíbrio, a empresa deve focar no Lucro como objetivo. O Lucro é a remuneração do Capital Empresarial, podendo ser utilizado para o crescimento da empresa se assim for o interesse do Empresário.

    Curtir

  4. Não concordo com você que o lucro é o principal objetivo de uma empresa. O principal objetivo de uma empresa é se perpetuar e se possível crescer. Quando receita e despesas estão iguais, um administrador pode fazer uma empresa obter lucro vendendo ativos fixos. O inverso também é verdade, uma empresa pode não obter lucro por investir o lucro na compra de ativos fixos, fazendo com que receitas e despesas se igualem. Em seu próprio texto você cita esta situação quando diz: “muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem”.

    Curtir

  5. Importa-nos primeiro tentar desifrar o que é uma empresa.
    É um estabelecimento comercial, onde se realiza 0 todas as actividades do comercio, que nela
    tem um
    objectivo intimo de maximizacao e obtençao de lucro, excepto as do estado ou melhor empresas públicas quem tem fim ultimo a rendabilidade sociais.

    Curtir

  6. Toda empresa tem um objectivo intimo de maximizacao e obtençao de lucro, excepto as do estado ou melhor empresas públicas quem tem fim ultimo a rendabilidade sociais.

    Curtir

  7. gostei a vossa definição, continue assim, porque a vida serve para nós saber, aprender e ensinar aos que não sabem

    Curtir

  8. Penso que o lucro é uma consequência e não um objetivo. Para que uma empresa
    tenha resultados positivos, ela deve antes de tudo conferir um ambiente interno que promova a produtividade, oferecendo condições adequadas de trabalho onde os colaboradores percebam o seu valor (isso envolve desde oferecer os recursos necessários para o trabalho passando pelo reconhecimento e remuneração justa e adequada). Quando isso ocorre, o ambiente externo percebe através do atendimento e dos produtos e serviços oferecidos. Assim o lucro aparece como consequência.

    Curtir

  9. Não concordo plenamente. Objetivo de uma empresa tem que estar focado no valor dela no mercado e não no lucro. O lucro pode ser passageiro e a empresa não ter um futuro. Hoje um investidor não coloca seu dinheiro em uma empresa(compra participações) pelo que a empresa foi ou é, ele compra pensando no que a empresa será!
    Para mim, o principal objetivo de uma empresa é a maximização da riqueza do acionista, refletida na maximização do preço de sua ação(valor da empresa).

    Curtir

      • Bom, primeiro como que uma empresa que está começando tem um valor?
        O correto não seria produzir seu posicionamento e depois disso com base na pesquisa de marketing realmente ver se o projeto dará lucro ou não !!!

        Curtir

  10. Pingback: A Empresa e Suas Funções na Sociedade | Administração e Sucesso – Blog do Sérgio Fragoso

    • O principal objectivo de uma empresa é minimizar os preços de produção e maximizar os preços de venda para obtenção de bons lucros para que a empresa possa crescer.

      Curtir

Gostou, faça um comentário ou dê alguma dica e não esqueça de curtir nossa página no Facebook