A proposta de aumento para o salário mínimo em 2011 é de pouco mais de 5 %, o que faria o valor chegar a aproximadamente R$ 538,00, o candidato da oposição está prometendo já para o ano que vem caso seja eleito um valor de R$ 600,00.  Alguém teve a ignorância de comentar que se ele fizer isso o Brasil vai a falência, aonde que o país teria dinheiro para pagar um valor desses.

Em primeiro lugar esse valor não é absurdo, seria um aumento de pouco mais de 17 %, o próprio Governo Lula deu aumento de 20 % para o Mínimo em 2003. Em segundo lugar, esse aumento geralmente é aplicado apenas para aqueles que recebem apenas um salário mínimo, como acontece com os aposentados que recebem um aumento menor. Em terceiro lugar, quando o salário mínimo aumenta, os valores repassados ao INSS também aumentam, os preços dos produtos aumentam, consequentemente aumenta a arrecadação de impostos.

Absurdo seria se dissessem que o Salário mínimo ano que vem seria de 2.000,00, mas esse valor segundo o DIEESE é o que seria necessário para que as pessoas pudessem satisfazer suas necessidades como manda a constituição, alimentação, saúde, educação, moradia, lazer, etc.

Essa pesquisa que o DIEESE faz periodicamente, mostra a mediocridade do salário mínimo brasileiro, pena que ela só serve pra mostrar como o Mínimo está abaixo do que deveria ser.

Sharing is caring!

(Visited 41 times, 1 visits today)