Administração e Sucesso

Assuntos sobre administração, economia, política, atualidades, educação, dicas para Word, Excel e muito mais

Brasil auto-suficiente em produção de petróleo! O que o povo ganha com isso?

Em 2006 o Brasil alcançou a autossuficiência em produção de petróleo, feito comemorado com euforia pelo Governo Federal, mas quais são os benefícios que a autossuficiência de petróleo trouxe para o Brasil desde então. Para o consumidor é lógico que o primeiro pensamento que veio a sua cabeça foi que o preço especialmente da gasolina iria cair, pois o Brasil não iria mais precisar importar petróleo, mas como alegria de pobre dura pouco, tão logo a autossuficiência foi anunciada em seguida foi anunciado que os preços da gasolina e do diesel não deveriam cair, pois se isso ocorresse a Petrobras perderia sua capacidade de novos investimentos. Portanto, isso traria riscos para a manutenção da própria autossuficiência.
A autossuficiência não gera benefícios para o povo, mas os gastos exorbitantes com propagandas fizeram de tudo para o povo acreditar que isso seria bom para os brasileiros.
Quando a produção aumenta, supõe-se que a oferta do produto aumenta, e os preços podem ser reduzidos, mas não é isso que está acontecendo com os combustíveis derivados de petróleo. Houve uma época em que os preços do barril subiram absurdamente no exterior e a Petrobras não repassou o aumento para o consumidor, mas quando o preço caiu a empresa alegou que não podia baixar os preços para que assim pudesse reverter o prejuízo anterior. O problema é que durante um bom tempo o preço da gasolina acompanhou a alta do petróleo, mas sempre que existe queda no mercado exterior o preço não diminui para o consumidor final. Não adianta ser apenas autossuficiente, é preciso ser eficiente, diminuir os custos de produção, mas como a concorrência é pequena, não existe competição com outras grandes empresas do setor, os preços são controlados pela PETROBRAS, sendo o governo federal seu acionista majoritário.
Recordes de lucro não trazem benefícios para o povo, mas apenas para os acionistas da estatal. O povo não quer saber de autossuficiência, mas sim de preços acessíveis e produtos de qualidade.

4 Comments

  1. Creio que uma nação sem impostos não existe, deveriamos saber quanto pagamos por cada material comprado e tudo deveria ser bem diferente se o povo fosse ouvido tudo seria deferente

  2. Temos tudo para sermos a nação mais respeitada do mundo em todos os fatores e situações temos tudo para sermos ouvidos e e em troca ouvir

Deixe aqui o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: